http://www7.serpro.gov.br/menu/nosso-portfolio/por-linha-de-negocio-1/servicos-sob-medida/cbio

Plataforma CBIO

Uma solução integrada com a ANP e a Receita Federal para validação das Notas Fiscais Eletrônicas e emissão de CBIOs.

Sobre a Plataforma CBIO

A Plataforma CBio é uma solução de validação de Notas Fiscais Eletrônicas dos produtores e importadores de biocombustíveis certificados junto à Receita Federal para fins de utilização como lastro para emissão de Créditos de Descarbonização (CBIOs).

A solução foi desenvolvida para atendimento da Política Nacional de Biocombustíveis, denominada RenovaBio, que visa contribuir para alcançar as metas estabelecidas de redução da intensidade de carbono no setor de combustíveis, incentivando o aumento da produção e da participação de biocombustíveis na matriz energética nacional.

 

 

Como funciona?

Ilustração que representa energia renovável. Algumas folhas verdes em pé, interligadas na base por um caule verde, que forma também o desenho do contorno de dois carros1. Os produtores de biocombustíveis certificados  fazem o upload do arquivo com as chaves das NF-e e solicitam sua validação

2. A plataforma realiza a validação junto à Receita Federal e calcula, com base na Nota de Eficiência Energético-Ambiental constante do Certificado da Produção Eficiente de Biocombustíveis do Produtor ou Importador, a quantidade de CBIOs a serem escriturados

3. Por meio da plataforma, os produtores e importadores têm a garantia de lastro para emissão de CBios junto às instituições financeiras

4. Os escrituradores (bancos ou instituições financeiras que realizarão a emissão dos CBIOs escriturais em nome do produtor de biocombustíveis certificado) realizam a reserva dos CBIOs referentes àquelas comercializações de biocombustíveis.

 

 

 

Importante: A Plataforma CBIO gerencia somente a reserva dos direitos à emissão dos créditos de descarbonização para fins de escrituração. O créditos de fato serão emitidos pelos escrituradores, em outro ambiente.

 

 

Vantagens da Plataforma CBIO

 CBIO Vantagem 1    CBIO Vantagem 2

CBIO Vantagem 3    CBIO Vantagem 4

 

Quem pode contratar a Plataforma CBIO?

Produtores ou Importadores de Biocombustíveis que detenham o Certificado da Produção Eficiente de Biocombustíveis aprovado pela ANP.

Sua empresa ainda não é certificada pela ANP? Veja como se certificar.

 

Quanto custa?

O pagamento é calculado de acordo com a quantidade de NF-e processadas pelo emissor (gerando ou não reserva de CBIOs). O valor do processamento de uma Nfe é de R$ 15,57, conforme Despacho nº 1.047 da ANP, de 05 de dezembro de 2019.

 

 

Contratação 100% online. Modelo de cobrança pós-pago. Sem cobrança de franquia mínima. Pague somente quando usar.

 

Saiba como contratar

A contratação da Plataforma CBIO é on-line! Caso ainda não tenha cadastro no Serpro, crie a sua conta clicando no botão abaixo! Importante: será necessário o uso de certificado digital para concluir a contratação.

Quero contratar Cbio

Acesse aqui a prévia do contrato.

Contato