Notícias

Geral

Trânsito

SNE disponibiliza mais uma forma de pagar multas com desconto

por Comunicação Institucional do Serpro - Porto Alegre — 04 de setembro de 2017
Sistema desenvolvido pelo Serpro permite pagar autuações utilizando guia com código de barras

Nem todo mundo que possui carro e acesso à internet necessariamente tem facilidade para utilizar uma linha digitável para realizar pagamentos. Ainda há cerca de 40% da população ativa que não mantém nenhum tipo de conta bancária, conforme reportagens que têm como fonte o Instituto Data Popular, veiculadas em 2013. E, ao contrário do que se poderia supor, 63% das pessoas que não tem conta bancária pertencem às classes média e alta.

Levando esses dados em conta, o Serpro desenvolveu um novo módulo para o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), acrescentando alternativa de gerar um documento físico para o pagamento da autuação, uma guia com código de barras.

A partir de agora, quem preferir poderá se dirigir a uma agência bancária ou casa lotérica levando um papel e fazendo uso de atendimento presencial para quitar uma multa de autuação de trânsito. A opção de envio da linha digitável continua disponível, com o acréscimo da possibilidade de gerar um documento de pagamento em PDF e compartilhá-lo ou arquivá-lo.

Desconto de até 40%

Dentre as vantagens de cidadãos e cidadãs utilizarem o SNE, estão a imediata informação de que uma infração de trânsito foi cometida e a possibilidade de quitá-la com até 40% de desconto. A solução está disponível na versão web e na versão mobile nas lojas Play Store (Android) e Apple Store (iOS). O desconto imediato é possível nas situações em que se reconhece o cometimento da infração (sem interpor recurso).

Até o momento, o SNE pode ser utilizado por condutores de veículos que transitam em localidades fiscalizadas por órgãos que aderiram ao sistema, conforme listagem abaixo. Já estão em andamento negociações para que essa facilidade se estenda a praticamente todos os municípios brasileiros.

Você pode utilizar o SNE para receber notificações sobre multas expedidas por:

- Detrans de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba e Santa Catarina;
- A maioria das prefeituras de Mato Grosso do Sul;
- Prefeitura de Campina Grande;
- Todas as prefeituras de Santa Catarina;
- Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Distrito Federal.

Mais informações sobre o SNE podem ser encontradas no endereço https://servicos.serpro.gov.br/sne/.

Contato