Notícias

notícias

Notícia

Reconhecimento

Sinesp Infoseg é premiado no 22º Concurso Inovação no Setor Público

Solução, desenvolvida pelo Serpro para o Ministério da Segurança Pública, vence na categoria Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Federal
Nove profissionais do Serpro posam para foto em frente a banner com o nome da premiação
por Comunicação Institucional do Serpro - com informações da Assessoria de Comunicação Social do MSP — 29 de novembro de 2018

Superintendência de Relacionamento com Clientes Estruturantes representou o Serpro na cerimônia de premiação (Crédito foto: Deborah Teles/MSP)

Nesta semana foi realizada a premiação do 22º Concurso Inovação no Setor Público, iniciativa promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A solução Sinesp Infoseg, desenvolvida pelo Serpro para o Ministério da Segurança Pública (MSP), foi uma das cinco vencedoras na categoria Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Federal.

“A tecnologia otimiza o tempo e o esforço da equipe de inteligência que utiliza o Sinesp Infoseg, pois atualmente, além de possuir acesso a várias bases do governo, permite a realização de uma consulta inteligente e em lote nas bases integradas”, destacou Dulcimara Delfes, gerente de Negócio – Soluções de Inteligência e Política Judiciária, do Serpro. "Esse é o terceiro projeto do Sinesp a receber o Prêmio de Inovação no Setor Público da Enap. O primeiro foi o Sinesp JC, na 14ª edição; na 16ª edição foi a vez da iniciativa Sinesp Cidadão; agora na 22ª, o Sinesp Infoseg. Trata-se de um reconhecimento pelo trabalho prestado, que é também uma motivação para a busca pela vanguarda no serviço e pela transformação desse e dos outros projetos Sinesp”, enfatizou Marcelo Martins, coordenador de Planejamento do Sinesp, na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MSP).

A solução premiada

O Sinesp Infoseg faz parte dos esforços dos ministérios da Justiça e Segurança Pública no desenvolvimento de soluções que aperfeiçoem os mecanismos de acesso a informações, de múltiplas fontes e órgãos, oferecendo aos profissionais - das áreas de segurança pública, justiça, fiscalização e órgãos de controle - uma maior agilidade e precisão nos processos de combate ao crime. É uma ferramenta web e mobile que permite a pesquisa de dados essenciais à tomada de decisão e aos trâmites investigativos e de inteligência. O sistema, que conta com mais de 70 mil usuários, possibilita por exemplo uma pesquisa com até dez argumentos simultâneos, método de busca inteligente ou em lote; e o acesso a múltiplas bases de dados sobre indivíduos, armas e veículos.

"É uma plataforma utilizada nacionalmente, com uma média diária de 6 mil acesso distintos", acrescenta Dulcimara que enfatiza, ainda, que a solução foi desenvolvida a partir do uso de metodologias ágeis, algo que fez a diferença na entrega: "Foi feita uma inception com o cliente para definir o escopo, dar uma visão de futuro ao produto. Além disso, foi possível realizar entregas parciais e contínuas em função do Ágil. E a equipe de Porto Alegre, que desenvolveu integralmente a solução, foi muito comprometida, prezando pela qualidade do produto e por oferecer soluções aderentes a necessidade do cliente e às tecnologias de mercado", finalizou ela.

A premiação ao Sinesp Infoseg ocorreu durante a abertura da 4ª Semana de Inovação - Serviço Público para o Futuro, na segunda-feira, 26. Mais de 168 iniciativas participaram do concurso. No total, foram 15 iniciativas reconhecidas em três diferentes categorias - Inovação em Processos Organizacionais, Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Estadual/Distrital; Inovação em Processos Organizacionais no Poder Executivo Federal; e Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Federal.

Contato