Notícias

notícias

Notícia

INTERNET

Serpro dá mais um passo para garantir a confiabilidade dos certificados ICP-Brasil nos navegadores de internet

Selo WebTrust SSL evitará mensagens como "esta conexão não é confiável"
Serpro recebe Selo Webtrust
by Comunicação do Serpro — 10 de january de 2020

As Autoridades Certificadoras do Serpro, dentre elas AC Serpro, AC Serpro JUS (vinculada à cadeia do Poder Judiciário) e AC Serpro RFB (vinculada à cadeia da Receita Federal), obtiveram a renovação anual do Selo WebTrust em dezembro de 2019. Este selo foi desenvolvido para aumentar a confiança dos consumidores na internet como um veículo para transações seguras e a realização de comércio eletrônico.

Com o objetivo de resolver problemas que estampam as mensagens “esta conexão não é confiável” ou “o certificado de segurança do site não é confiável”, foi assinado, ainda, pela ICP-Brasil, o novo certificado da Autoridade Certificadora Serpro SSL. Com isso, o Serpro dá mais um passo a fim de garantir a confiabilidade dos certificados ICP-Brasil nos navegadores de internet, como, por exemplo, Firefox, Google Chrome.

Selo WebTrust

Selo Web TrustPara obter o Selo WebTrust, o Serpro passou por auditoria externa, realizada por uma empresa credenciada pela ICP-Brasil e reconhecida pelo programa Webtrust. O resultado foi a adequação dos processos e do Sistema de Certificação Digital (SCDS), já bastante rigorosos, para atender a conformidade aos padrões internacionais.

Este selo atesta a adequação dos processos executados dentro do ambiente do Centro de Certificação Digital (CCD) aos mais severos padrões de segurança em PKI (Public Key Infrastructure). A ação garante a conformidade da ICP-Brasil aos requisitos do programa de raízes confiáveis e, por consequência, a inserção dos certificados da AC Raiz nos repositórios dos navegadores.

Selo WebTrust SSL

O próximo passo da Autoridade Certificadora Serpro, já em andamento, é a obtenção do selo Webtrust SSL, focado na emissão de certificados SSL (Secure Socket Layer) que identificam sites e sistemas web, para a inclusão dos certificados da ICP-Brasil e do Serpro nos repositórios de confiança dos navegadores.

O cronograma dessa etapa tem previsão de conclusão no primeiro trimestre de 2020. O certificado do Selo WebTrust SSL é a primeira etapa para a obtenção do reconhecimento das raízes brasileiras pelos navegadores internacionais.

Contato