Imagem

Maturidade em Governança

Alinhamento às melhores práticas de governança corporativa

Maturidade em Governança

O Serpro adota as melhores práticas para evoluir a maturidade em governança. As principais práticas externas que nos guiam são: o Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública realizado pelo Tribunal de Contas da União – TCU e o Indicador de Governança desenvolvido pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério do Planejamento MP-SEST (IG-SEST). O desempenho nesses referenciais é aferido por órgãos de fiscalização e controle e permitem a comparação do nosso nível de maturidade com outras instituições públicas.

Além de acompanhar e realizar ações para melhorar o desempenho em referenciais de governança externos, o Serpro também monitora e acompanha periodicamente um conjunto de indicadores de governança e do planejamento estratégico.

Indicador de Governança da SEST - IG-SEST: Em novembro de 2017 o Serpro recebeu o certificado "IG-SEST Nível 2". O IG-SEST é um instrumento que busca conformidade com as melhores práticas de mercado e maior nível de excelência para as empresas estatais federais de controle direto da União (dependentes e não dependentes). Das 48 estatais avaliadas pela SEST, o Serpro figura entre as 12 melhores.

Igsest - Nível 2

Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública – TCU: instrumento de autoavaliação que reúne os quatro temas abordados nos levantamentos realizados pelo TCU entre os anos de 2013 a 2016 - tecnologia da informação, pessoas, contratações, e governança pública - integrando-os em um só questionário.

Indicadores de Governança Corporativa: alinhados ao Estatuto Social do Serpro, à Legislação e às orientações dos órgãos de fiscalização e controle. A maioria dos  indicadores apresenta série histórica e possibilita o benchmarking com outras empresas do mesmo setor.

Indicadores do Planejamento Estratégico: definidos conforme o desafio empresarial para o ciclo estratégico vigente.

 

Contato